Banco de questões para a Prova Brasil - Português - Interpretação de texto
Clique aqui para o download das questões
QUESTÃO 88
O que fazer na prova de matemática?
Você pira na batatinha quando a
professora anuncia: ''Crianças, estudaram para a prova de matemática?'' Você
pira? Eu não!!!
Se você estudar para caramba antes da prova, vai dar tudo certo!Observe: em vez de ficar louco, porque você não pega o caderno e dá uma revisada antes da prova?
E, em vez de ficar o dia todo grudado na TV ou no vídeo game, porque não estudar antes de brincar?
Eu utilizo esse método e pode ter certeza de que funciona! Experimente!
Adaptado de http://www.mingaudigital.com.br/article.php3?id_article=3270
O trecho “Você pira na batatinha” é um exemplo de
linguagem:
(A) formal.
(B) informal.
(D) regional.
QUESTÃO 87
Declaração dos direitos das crianças
Todas
as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importa a sua cor, raça,
sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
Fonte:
Direitos das crianças.
01.Este
texto foi escrito para:
(A) divertir as crianças.(B) proteger as famílias e as crianças.
(C) determinar os direitos das crianças.
(D) declarar a cor, raça, sexo e religião das crianças.
QUESTÃO 86
As
princesas do castelo encantado
Uma velha fada resolve morar num castelo que ela transforma em uma hospedaria ecomeça a abrigar antigas conhecidas, como Rapunzel, Cinderela e a Bela Adormecida. Com a chegada de um engraçado mordomo, as princesas descobrem que o Príncipe sofreu uma maldição e se unem contra esse fato, o que acaba gerando
muita confusão.
Fonte: Disponível em:
http://guia1.folha.com.br/guia/crianca/teatroinfantil/1016817. Acesso em: 09
mai. 2011. Adaptado.
São personagens da história: a fada, as princesas, o mordomo e:
(A) a Bruxa. (C) Cinderela.
(B) Rapunzel. (D) O Príncipe.
QUESTÃO 85
Aranha
O homem
pede uma salada em um restaurante e, quando vai comer, vê umamosca no tomate.
Imediatamente, ele chama o garçom:
–
Garçom! Olha só o tamanho desta mosca pousada no meu tomate! E agora,o que eu
faço?
O
garçom responde:
– Fica
frio... Olha só o tamanho da aranha que saiu da alface! Já, já, ela comea
mosca!
Acesso em 14 mar. 2014.
O narrador usa, no 3º parágrafo, os dois-pontos para
(A)iniciar a fala do freguês. (B)Explicar a fala do freguês.
(C) introduzir a fala do garçom. (D) enumerar os problemas do garçom.
QUESTÃO 84
VIVA A LIBERDADE
Era uma vez um lugar tão alegre, que todos
conheciam como a floresta do amor. Seus habitantes viviam livres, felizes e
passavam os dias caçando em paz, com suas famílias.
O único perigo que achavam ter, e por isso
desde pequenos preparavam-se para enfrentar, era o homem que, com sua aram de
fogo, invadia a floresta e matava seus animais para levá-los como troféus. Ou
então, chegavam com serras e cortavam as árvores tirando o sossego, o oxigênio
e também a vida de muitos de seus moradores.
Mas, um dia, outra ameaça mortal apareceu
na floresta, interrompendo a alegria existente, espalhando o medo, o terror e o
ódio...
Alguém lá chegou e traiçoeiramente matava
os filhotes, humilhava, prendia e exterminava os animais mais fracos, simplesmente
por prazer.
VIVA A LIBERDADE, Maria Cristina Furtado, Ed. Do Brasil, 1986,
pp. 3-6.
*************************************************************************************
1-
O texto trata principalmente:
( A ) Florestas sem perigo.
( B ) Preservação da natureza.
( C ) Caça insetos.
( D ) Animais fracos.
QUESTÃO 83Leia a fábula.
O lobo e a cabra
Um lobo avisotu uma
linda cabra pastando em cima de um rochedo muito inclinado
na montanha. Como não conseguia chegar até lá para atacar a cabra, resolvel
convencê-la a descer com sua conversa mansa:
─ Dona cabra, tome cuidado! Aí é muito escorregadio! ─ disse o lobo com a
cara de preocupado. ─ Desça daí! Aqui em baixo a comida é mais fácil e mais
gostosa.
A dona cabra que não era nada boba, percebendo as más intenções do lobo
respondeu:
─ Eu sei que a comida aí em baixo é mais gosotosa. Eu não quero é virar
comida de lobo!
Moral: Cuidado com os falsos amigos
AvaliaBH). Leia o texto abaixo:
O
Mágico de OZ
Ao
chegarem à cidade de Esmeralda, foram até o misterioso Mágico de Oz, que disse:
–
Darei cérebro ao Espantalho, coração ao Homem de lata e coragem ao Leão; mas
somente a Bruxa Boa do Sul poderá ajudar Dorothy a ir para o Kansas. No palácio
perto do deserto, a Bruxa Boa do Sul disse a Dorothy:
–
Ora, é só bater três vezes com estes sapatos encantados e fazer o pedido.
Dorothy despediu-se dos amigos, fez o que a Bruxa mandou e zum... Voltou a ser
feliz com o tio Henrique e a tia Ema no Kansas.
Disponível
em:
Nesse
texto, a frase “– Ora, é só bater três vezes com estes sapatos encantados e
fazer o pedido.” foi dita
A)
pelo tio Henrique.
B)
pelo Mágico de Oz.
C)
pela Dorothy.
D) pela Bruxa Boa do Sul.
(SAERO).
Leia o texto abaixo.
Quem ama vacina
Terezinha Vieira da Rocha*
O que você, mamãe, que acaba de trazer ao mundo um ser tão
especial, seu filho, precisa saber sobre vacinas.
Tomar vacina dói?
Sim. Dói, mas é uma dor muito pequena se comparada ao trauma de
uma internação por doenças que podem ser evitadas com a vacina.
Trabalho e não tenho tempo de levar meu filho para vacinar.
O ideal é que você, mamãe, esteja
com seu bebê, principalmente no momento da 1ª vacina.
Ele sentirá mais seguro no seu colo, e as informações passadas a
você, sobre as vacinas pelos profissionais
de saúde, são muito importantes, mas, se ficar difícil para você compartilhar
com seu filho este momento, peça a um parente, vizinho, ou a uma pessoa de sua
confiança para levá-lo ao Centro de Saúde mais perto de sua casa. O importante
é que no dia marcado sua criança receba as vacinas de acordo com o calendário vacinal. Se
no dia marcado for Sábado, Domingo ou feriado, leve-o um dia antes ou um dia
depois.
Disponível em: .
Esse texto foi escrito para
A) filhos.
B) mães.
C) médicos.
D) pais.
QUESTÃO 80
Leia o texto abaixo.
Texto do caipira
O caipira andava ao longo da estrada seguido de dez cavalos.
Nisso, veio um automóvel e o motorista gritou para o caipira:
– Você tem dez. Mas eu tenho duzentos e cinqüenta cavalos! –
E – vrruuum! – saiu em disparada!
O caipira continuou seu passo. E lá na frente estava o carro
virado dentro do rio, ao lado da ponte. Aí, o caipira falou pro motorista:
– Oi, cumpadre! Dando água pra tropa, é?
Que palavra do
texto indica o modo de falar de uma pessoa que mora no meio rural?
(A) Cumpadre.
(B) Disparada.
(C) Passo.
(D) TropaQUESTÃO 79
(SPAECE).
Leia o texto abaixo responda:
DA
LAMPARINA À ENERGIA ELÉTRICA
O sítio da vovó Valdenice fica em São João de Iracema, num
lugar muito bonito e, o melhor de tudo, é que é pertinho da cidade. É para lá
que eu vou nos finais de semana. No sábado passado, eu resolvi ir ao sítio à
noite. Eu já tinha atravessado a porteira, quando, de repente, a luz se
apagou..., mas pernas pra quem te quero! Ao perceber que eu tinha medo de
escuro, vovó caiu na risada e resolveu me contar sobre a sua infância, onde
apenas uma lamparina e a lua brilhante iluminavam a singela casa de pau a pique
onde morava com sua família. “O escuro não me amedrontava, só incomodava um
pouco na hora de ir na privada que ficava afastada da casa: eu tinha receio de
cair no buraco.”
Após abrir seu coração, vovó emocionada me
disse:
– É, minha neta. Apesar de ser do tempo da
lamparina, eu jamais poderia esquecer as recordações que ficaram na minha mente
até hoje.
Nós sorrimos e ficamos abraçadas por um longo
tempo. Desde então, perdi o medo do escuro e percebi que apesar da minha cidade
ser simples e pequena no tamanho, com seus um mil oitocentos e cinquenta
habitantes, ela é grande no meu coração e inesquecível na mente dos moradores.
RIBEIRO, Tarine Silva. Aluna da 4ª Série da E.
E. Professora Joanita B. B. Carvalho. Na ponta do lápis. Fundação Itaú Social, 2005. *Adaptado: Reforma Ortográfica.
Leia novamente o trecho.
“Após abrir seu
coração, vovó emocionada me disse:...”. (ℓ. 16)
Nesse trecho, a palavra destacada indica
A) a causa da avó estar emocionada.
B) a condição para que a avó falasse.
C) o local onde a avó da menina se encontrava.
D) o momento em que a avó se emocionou
QUESTÃO 78
(SAERS). Leia o texto abaixo.
TEXTO 1:
Celular
na Escola
Permitir ou não o uso
desses aparelhos nas dependências do colégio é uma discussão bastante
atual. Conheça algumas opiniões:
Quando os primeiros celulares chegaram ao mercado
brasileiro, na década de 90, eles eram sonho de consumo para muita gente. Quase
vinte anos depois, estão tão popularizados que até crianças vivem a carregar
modelos ultramodernos, inclusive na escola, onde esses aparelhos já fazem parte
do cotidiano dos alunos. “O celular se justifica pela necessidade dos pais
monitorarem seus filhos, mas chegou-se a um exagero de uso”, opina Daniel
Lobato Brito, diretor administrativo do Colégio Pio XII, em São Paulo.
Revista Ensino fundamental, ano 4, nº
46, dezembro 2007, seção Comportamento, p.6,.
TEXTO 2:
Fórum
na comunidade “ Pode celular
na sala
de aula?”
Ravi
Celular na sala de
aula atrapalha muito, até porque não é simplesmente o toque do celular, mas tem
gente que ATENDE o celular se escondendo do professor (ou tentando...) e fica
falando, ou então, quando o dono do celular não fala nada, a turma, ou alguns
colegas de classe ficam soltando piadas, enchendo o saco, zoando, etc...
atrapalhando a galera e a concentração do professor que pode perder o raciocínio
ou ainda expulsar os alunos de sala. E concluindo: o celular, em sala de aula, deve
ser banido, e tratado com severidade os que descumprirem as regras.
http://www.orkut.com (adaptado)
Com relação aos dois textos podemos afirmar
que:
(A) utilizam a mesma
linguagem.
(B) tratam
do mesmo assunto.
(C) destinam-se ao
mesmo público.
(D) circulam no mesmo
lugar
QUESTÃO 77
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo.
Talita
Talita
tinha a mania de dar nomes de gente aos objetos da casa, e tinham de ser nomes
que rimassem. Assim, por exemplo, a mesa, para Talita, era Dona Teresa, a
poltrona era Vó Gordona, o armário era o Doutor Mário. A escada era Dona Ada, a
escrivaninha era Tia Sinhazinha, a lavadora era Prima Dora, e assim por diante.
Os pais
de Talita achavam graça e topavam a brincadeira. Então, podiam-se ouvir
conversas tipo como esta:
—
Filhinha, quer trazer o jornal que está em cima da Tia Sinhazinha!
— É pra
já, papai. Espere sentado na Vó Gordona, que eu vou num pé e volto noutro.
Ou
então:
— Que
amolação, Prima Dora está entupida, não lava nada! Precisa chamar o mecânico.
— Ainda
bem que tem roupa limpa dentro do Doutor Mário, né mamãe?
E todos
riam.
BELINKY, Tatiana. A operação do
Tio nofre: uma história policial. São Paulo: Ática, 1985.
A mania de Talita de dar
nome de gente aos objetos da casa demonstra que ela é:
(A)
curiosa.
(B)
exagerada.
(C) estudiosa.
(D) criativa.
QUESTÃO 76
SAEPE).
Leia o texto abaixo e responda.
A pipa Pepita
Zezito era o dono de
Pepita, uma pipa verde e rosa, de carinha graciosa.
Zezito preparou
Pepita para concorrer no grande campeonato de pipas. Fitas coloridas saíam de suas
pontas.
O dia amanheceu. O
Sol estava forte e o céu azul. De toda parte chegava gente grande, gente pequena,
com suas pipas de todos os jeitos. Tinha pipa-estrela, pipa-bicho, pipas de
todos os jeitos.
Um apito deu o sinal
e as pipas voaram no céu. Ele ficou colorido, como um dia de carnaval.
Pepita foi subindo...
Passou por várias
nuvens e deixou as outras pipas para trás. Lá no alto, Pepita gritou:
— Até um dia, Zezito!
Vou fazer um grande vôo.
Se você olhar para o
céu nas noites estreladas, verá Pepita, com seus cabelos de fita.
GOES, Lúcia Pimentel. A pipa Pepita.
São Paulo: Scipione, 1988.
No trecho “Ele ficou colorido, como um dia de carnaval (...)”, a
palavra destacada pode ser substituída por:
(A)
sol.
(B) dia.
(C)
céu
(D)
apito
Leia o texto abaixo.
Matam ou engordam?
Tem uma coisa que os
adultos dizem que eu tenho certeza de que aborrece as crianças: “Vá lavar as
mãos antes de comer! Ela está cheia de micróbios. Não coma esse troço que caiu
no chão! Lave logo o machucado, senão os micróbios tomam conta!” Daí a criança
vai logo pensando: “Coisa chata essa de micróbio!” E eles vão ficando com essa
fama de monstrinhos, sempre prontos a atacar em caso de desleixo.
Mas sem micróbios e
bactérias também não dá para viver, porque há um montão deles que são
essenciais para manter vida em nosso planeta. Quando a gente vai lavar as mãos
antes de comer fica até meio desapontado, pois não vê micróbio nenhum. E acha
aquilo um exagero. É que os micróbios são microscópicos.
Os micróbios - não há
como negar - são responsáveis por uma série de aborrecimentos: gripe, sarampo,
tifo, malária, febre amarela, paralisia infantil e um bocado de coisas mais.
Mas também há inúmeros micróbios benéficos, que decompõem o corpo morto das
plantas e animais, transformando suas moléculas complexas em moléculas
pequenas, aproveitáveis na nutrição das plantas.
O vilão de nossa
história, portanto, não é totalmente malvado. Se ele desaparecesse, nós também
acabaríamos junto com ele.
Adaptado: CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
Rio de Janeiro: SBPC, ano 6. n.30, p.20-23.
O assunto do texto é:
A) a chatice dos
micróbios.
B) a falta dos
micróbios.
C) o papel dos micróbios.
D) o desaparecimento
dos micróbios
QUESTÃO 74
(SIMAVE). Leia o texto abaixo.
BARQUINHA
CARREGADINHA
O alfabeto é o
principal elemento dessa brincadeira, difundida em todo o país. Era muito
popular e de uso generalizado tanto entre crianças como entre rapazes e moças.
Os participantes
dispõem-se à vontade e um deles inicia a brincadeira citando uma palavra que
comece pela letra A, que constitui o primeiro arremesso.
– Lá vai a barquinha
carregadinha de... aneis! Assim dizendo, joga para outro a barquinha, que pode
ser qualquer objeto: uma almofada, um papel
amassado, uma bola etc. Quem a recebe responde imediatamente, atirando-a
na direção de outra pessoa, citando agora uma palavra que comece por B:
– Lá vai a barquinha
carregadinha de... batatas!
Assim,
sucessivamente, a barquinha vai sendo arremessada, sempre “carregadinha” de uma
palavra que comece pela letra imediata, na ordem alfabética.
Quem erra paga
prenda, e a cada erro o brinquedo recomeça.
Fonte: RODRIGUES, Ana Augusta.
Barquinha Carregadinha. In: ______. Rodas, brincadeiras e costumes. Brasília,
DF: Plurarte, 1984.
Para se brincar de “Barquinha carregadinha” é
necessário
(A)
uma batata para ser escondida.
(B) um
anel para passar de mão em mão.
(C) um
barco de papel para carregar os objetos.
(D) um objeto qualquer para ser
arremessado pelos jogadores.
Questão 73
Leia
o texto abaixo e responda à questão.
Caipora
É um Mito do Brasil
que os índios já conheciam desde a época do descobrimento. Índios e Jesuítas o
chamavam de Caiçara, o protetor da caça e das matas.
Seus pés voltados
para trás servem para despistar os caçadores, deixando-os sempre a seguir
rastros falsos. Quem o vê, perde totalmente o rumo, e não sabe achar o caminho
de volta. É impossível capturá-lo. Para atrair suas vítimas, ele, às vezes,
chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. É também chamado de pai ou
Mãe-do-mato, Curupira e Caapora. Para os índios Guaranis, ele é o Demônio da
Floresta. Às vezes é visto montando um porco do mato.
http://www.arteducação.pro.br
De acordo com esse texto, os pés voltados
para trás da Caipora sevem para
A) atrair suas vítimas
B) despistar caçadores
C) montar um porco do mato
D) proteger as matas
Questão 72
Leia o texto abaixo.
O
URSO E AS ABELHAS
Um
urso topou com uma árvore caída que servia de depósito de mel para um enxame de
abelhas.
Começou
a farejar o tronco quando uma das abelhas do enxame voltou do campo de trevos.
Adivinhando o que ele queria, deu uma picada daquelas no urso e depois
desapareceu no buraco do tronco.
O
urso ficou louco de raiva e se pôs a arranhar o tronco com as garras na
esperança de destruir a colméia. A única coisa que conseguiu foi fazer o enxame
inteiro sair atrás dele.
O
urso fugiu a toda velocidade e só se salvou porque mergulhou de cabeça num
lago.
Fábulas
de Esopo. Compilação de Russel Ash e Bernard Higton; tradução de Heloisa Jahn,
São Paulo, Companhia das Letrinhas, 1994. p. 24. * Adaptado: Reforma
Ortográfica.
Como o urso conseguiu
se salvar do enxame de abelhas?
A) Mergulhou de cabeça num lago.
B)
Fugiu do enxame a toda velocidade.
C)
Arranhou o tronco da árvore.
D) Topou com um tronco no caminho.
Leia
atentamente a reportagem e responda as questões 69,70 e 71
Diretor de musicais critica "espetaculozinhos oportunistas"
Diretor de musicais critica "espetaculozinhos oportunistas"
O teatro infantil não
é dividido em megaproduções com personagens de TV e pequenas peças ligadas a
clássicos de Literatura. Boa fatia é abocanhada por grandes musicais. Amanhã,
estreia do show "Hi-5", entra em cartaz "Mágico de Oz".
É o mesmo lançado em
2003 e visto por 1,5 milhão. Billy Bond, diretor deste musical e de outros
bem-sucedidos ("Les Misérables”, "A Bela e a Fera") não quer se
misturar a "espetaculozinhos oportunistas baseados em sucessos da
TV". "Não é um bonequinho da moda, é um clássico que passa mensagem e
não só proporciona ao público um momentozinho", dispara.
A psicóloga e
colunista da Folha Rosely Sayão diz que, se os pais tiverem de optar entre um
show da TV ou um clássico, o segundo é melhor. "Mas shows ligados à TV
também podem ser bons porque a criança sabe o enredo e se liga na apresentação.
O importante é criar o hábito de ir ao teatro". (LM)
Fonte: Folha de São Paulo. 4 de julho
de 2008, El^
Questão 71
"Boa fatia é abocanhada por grandes
musicais." A palavra em destaque significa:
a)
Conquistada
b) Refletida
c) Obtida
d)
Sentida
Questão 70
"A psicóloga e
colunista da Folha Rosely Sayão diz que, se os pais tiverem de optar entre um
show da TV ou um clássico, o segundo é melhor." A expressão
em destaque se refere a:
a) Show
de TV
b)
Os clássicos
c)
Teatro infantil
d) A bela e a Fera
Questão 69
Os shows ligados à
TV são bons porque:
a) O adulto sabe o que o filho está assistindo.
b) A criança pode mudar o canal sempre que
desejar.
c)É sempre um mistério.
d) A
criança sabe o enredo e se liga na apresentação.
Numa tarde de chuva,
o menino se chateia olhando lá fora o céu que chora. Do lado dele, Babel, o
gato, apenas contempla as gotas de cinza e prata, pois essa é a natureza dos
gatos: não se chatear. Até que... Então, Pepe inventa brincar de pirata em um
navio feito com três almofadas e lençol estendido por vela. E o gato, que agora
é marinheiro-conselheiro,
acompanha
tudo concentrado, pensando no sol, estrelas do mar e saborosas sardinhas.
01."Numa
tarde de chuva, o menino se chateia olhando lá fora o céu que
chora." A palavra em destaque se refere ao:
a) Gato
b) Pepe
c) Sol
d) Céu
02. O gato Babel, agora
é marinheiro-conselheiro porque:
a) Acompanha tudo concentrado, pensando no sol,
estrelas do mar e saborosas sardinhas.
b) Acompanha tudo desconcentrado, pensando no sol,
estrelas do mar e saborosas sardinhas.
c)
Acompanha tudo concentrado, pensando na chuva lá fora, estrelas do mar e
sardinhas saborosas.
d) Acompanha tudo
concentrado, pensando na chuva lá fora, estrelas do mar e tubarões enormes.
ð
Leia
atentamente o texto:
10:00 - E moleza para
os mais velhos
Priscila Razon, de 15
anos, começa a se espreguiçar. Ela
estuda na mesma escola de Larissa, mas suas aulas são à tarde. Só no meio da
manhã o cérebro da jovem dá os comandos para seu corpo pular da cama. Outros
hormônios dessa fase do crescimento fazem com que seu relógio biológico se
atrase em algumas horas. Por isso, o dia está apenas começando para ela.
Fonte: Revista Nova Escola. Vol. 4. Edição
Especial, p.18
01."Só no meio da
manhã o cérebro da jovem
dá os comandos para seu corpo pular da cama." A palavra em destaque fala
sobre:
a) Priscila
b) Hormônios
c) Hábitos
d) Larissa
Leia o texto abaixo e responda as questões
de 63 A 66
“Crucificado”
pela gripe, porco é animal de estimação de famosos
Ainda não há provas que o incriminem definitivamente pelo atual
surto de gripe que atingiu 11 países. Mesmo assim, o porco já vem sendo julgado
culpado por autoridades mundo afora, que determinam até a morte de criações
inteiras.
Na última segunda-feira (27), a OIE (Organização Mundial para a
Saúde Animal) reiterou que ainda não foi comprovada a relação entre o vírus e
os animais e pediu que a gripe suína seja denominada gripe da América do Norte.
Mas, para algumas pessoas, pouco importa se a culpa é ou não do
porco. Para elas, o animal não é um inimigo, e sim um companheiro para todas as
horas.
Fonte:
D8 –
Estabelecer relação causa /consequência entre partes e elementos do texto.
QUESTÃO 66
(SAERJ adaptada – 2012) De acordo com o texto, a palavra destacada pode ser substituída por
(A)algumas pessoas.
(B) criações inteiras.
(C) autoridades.
(D) horas.
D12 -
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por
conjunções, advérbios, etc.
QUESTÃO 65
No trecho “Mesmo assim, o porco já vem sendo julgado culpado por autoridades mundo afora...”, a expressão grifada indica
(A) oposição.
(B) alternância.
(C) condição.
(D) afirmação.
D11 -
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
QUESTÃO 64
O trecho que apresenta uma opinião no texto é:
(A) “(...) o porco já vem sendo julgado culpado por autoridades
mundo afora (...)”
(B) “(...) o animal não é um inimigo, e sim um companheiro para
todas as horas.”
(C) “(...) a OIE reiterou que ainda não foi comprovada a relação
entre o vírus e os animais(...)”
(D) “...(a OIE) pediu que a gripe suína seja denominada gripe da
América do Norte.”
D2 -
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou
substituições que contribuem para sua continuidade.
QUESTÃO 63
No trecho “Ainda não há provas que o incriminem
definitivamente pelo atual surto de gripe que atingiu 11 países.”, o
termo sublinhado se refere ao
(A) surto.
(B) vírus.
(C) porco.
(D) mundo.
Como vocês sabem Frankenstein foi feito com pedaços de pessoas diferentes: a perna era de uma, o braço de outra a cabeça de uma terceira e assim por diante. Além de o resultado ter sido um desastre houve um grave problema na hora em que Frankenstein foi tirar carteira de identidade. Como dar identidade a quem era uma mistura de várias pessoas? A coisa só se resolveu quando alguém lembrou que num condomínio cada apartamento é de um dono diferente. Foi assim que Frankenstein Condomínio ganhou nome e sobrenome como toda gente.
PAES, José Paulo. Lé com Crê. São Paulo: Ática, 1996.
D6 – Identificar o tema de um texto.
QUESTÃO 62
(PROVA BRASIL -2011) O assunto do texto é como
(A) as pessoas resolvem seus problemas.
(B) as pessoas tiram carteira de identidade.
(C) o condomínio de um prédio é formado.
(D) o Frankenstein ganhou um sobrenome.
D8 - Estabelecer relação causa /consequência entre partes e elementos do texto.
0QUESTÃO 61
A partir da leitura do texto, conclui-se que Frankenstein recebeu o sobrenome Condomínio porque
(A) foi feito de partes de diversas pessoas, assim como um condomínio é formado de vários
apartamentos com donos diferentes.
(B) era muito grande, feio e monstruoso, formado de pernas, braços e cabeça de diferentes pessoas.
(C) tinha um tamanho além do normal e parecia com um prédio onde habita várias pessoas em cada
apartamento.
(D) deveria ter nome e sobrenome como qualquer pessoa normal e assim, conseguiria tirar a sua
identidade.
D12 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
0QUESTÃO 60
. Nos versos “Foi assim que Frankenstein Condomínio/ganhou nome e sobrenome/como toda gente.”
os termos grifados têm o sentido de
(A) causa e consequência. (B) conclusão e comparação. (C) adição e explicação. (D) conclusão e alternância.
QUESTÃO 59
A galinha medrosa
Logo ao nascer do
sol, uma galinha medrosa, que acordou antes das outras, saiu do galinheiro.Ainda tonta de sono e meio distraída, viu a própria sombra atrás dela e levou o maior susto:
- Cocó... cococó... cocoricó... socorro! Tem um bicho horroroso me perseguindo! Cocoricó... cocoricó...
E saiu correndo pra lá e pra cá, toda arrepiada, soltando penas para tudo quanto é lado.
A barulheira acordou as outras galinhas que, assustadas saíram do galinheiro (...)
Fonte: LACOCCA, Liliana e Michele. A galinha e a sombra. SP:
Ática, 1990. 3.
De acordo com o texto, o que provocou medo na galinha:
a) Acordar com o nascer do sol.b) Ver sua própria sombra.
c) Acordar antes das outras.
d) Ver um bicho no galinheiro.
QUESTÃO 58
Leia o texto:
Um cardápio variado
Os besouros estão em
toda parte do planeta. Para eles, a natureza é uma fonte inesgotável de
alimentos. Veja só:
O serra pau tem esse nome porque se alimenta de madeira. Uma
espécie é chamada de rola-bosta, por sua preferência por excrementos, enquanto
outra tem hábitos mais “refinados”, pois só come pétalas de flores.
Fonte: Adaptado de Globo Ciência: Ano 2, nº. 20.
1. O besouro que prejudica a agricultura é o:
a) Serra pau.QUESTÃO 57
D5
Na história, a mulher passa a perseguir o lobisomem. Isto aconteceu por que:
A) o lobisomem não queria mais perseguir a mulher.
B) o lobisomem se transformou num homem.
C) a mulher não tem medo de lobisomem.
D) a mulher gosta de perseguir lobisomem.
QUESTÃO 56
D5
Leia o texto abaixo.
SOUZA, Maurício de. As tiras clássicas da Turma da Mônica. São Paulo: Maurício de Souza Produções, v.1, 2007, p.34.
No terceiro quadrinho, aparecem duas estrelas para mostrar que o menino com o travesseiro estava
A) aborrecido.
B) cansado.
C) decepcionado.
D) machucado.
QUESTÃO 55
D5
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo.
O autor desses quadrinhos pretendeu chamar a atenção para a:
(A) necessidade de preservar as árvores.
(B) poesia “Canção do exílio”, que fala da terra.
(C) vida de passarinho solitário.
(D) volta o sabiá para sua casa.
QUESTÃO 54
D1
(SADEAM). Leia o texto abaixo:
QUEM INVENTOU A BÚSSOLA?
Foram os chineses, há mais de mil anos. No começo, ela tinha o formato de uma colher e apontava sempre para o sul, por isso era chamada de a colher-que-aponta-o-sul. Hoje, esse instrumento possui uma agulha que aponta sempre para o norte.
Revista Recreio, Ed. Abril, ano 2. 7 jun. 2001.
De acordo com o texto, as primeiras bússolas apontavam sempre para o
A) sul.
B) leste.
C) norte.
D) oeste.
QUESTÃO 53D1
Leia o quadro abaixo.
BALEIA-AZUL HUMANOS
De acordo com esse quadro, acima de 35 metros é o
A) peso do cérebro da baleia azul.
B) peso do cérebro do homem.
C) tamanho do corpo da baleia azul.
D) tamanho do corpo do homem
QUESTÃO 52
D1
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo.
Bula de remédio
VITAMINA
COMPRIMIDOS
embalagens com 50 comprimidos
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
O Produto, quando conservado em locais frescos e bem ventilados, tem validade de 12 meses.
É conveniente que o médico seja avisado de qualquer efeito colateral.
INDICAÇÕES
No tratamento das anemias.
CONTRA-INDICAÇÕES
Não deve ser tomado durante a gravidez.
EFEITOS COLATERAIS
Pode causar vômito e tontura em pacientes sensíveis ao ácido fólico da fórmula.
POSOLOGIA
Adultos: um comprimido duas vezes ao dia. Crianças: um comprimido uma vez ao dia.
LABORATÓRIO INFARMA S.A.
Responsável - Dr. R. Dias Fonseca
CÓCCO, Maria Fernandes; HAILER, Marco Antônio. Alp Novo: análise, linguagem e pensamento. São Paulo:FTD, 1999.v.2.p.184.
No texto, a palavra COMPOSIÇÃO indica:
(A) as situações contra-indicadas do remédio.
(B) as vitaminas que fazem falta ao homem.
(C) os elementos que formam o remédio.
(D) os produtos que causam anemias.
QUESTÃO 51
D1
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo.
A bicicleta pode ser paga em:
(A) três vezes. (B) seis vezes.
(C) dezoito vezes.
(D) vinte e seis vezes.
QUESTÃO 50
(SAERO). Leia o texto abaixo.
“Crucificado” pela gripe, porco é animal de estimação de famosos
Ainda não há provas que o incriminem definitivamente pelo atual surto de gripe que atingiu 11 países. Mesmo assim, o porco já vem sendo julgado culpado por autoridades mundo afora, que determinam até a morte de criações inteiras.
Na última segunda-feira (27), a OIE (Organização Mundial para a Saúde Animal) reiterou que ainda não foi comprovada a relação entre o vírus e os animais e pediu que a gripe suína seja denominada gripe da América do Norte.
Mas, para algumas pessoas, pouco importa se a culpa é ou não do porco. Para elas, o animal não é um inimigo, e sim um companheiro para todas as horas.
Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2009.
Leia novamente a frase.
“Para elas, o animal não é um inimigo, e sim um companheiro para todas as horas.”.
Nessa frase, a palavra elas refere-se
A) a algumas pessoas.
B) a criações inteiras.
C) às autoridades.
D) às horas.
QUESTÃO 49
Leia o texto abaixo.
O Bicho Formigueiro
Cada formiga faz um pouco do trabalho para manter o formigueiro funcionando.
BRAÇOS: As soldadas são formigas maiores e mais fortes. Diante de qualquer ameaça avisam as demais e dilaceram o inimigo com mordidas. SISTEMA IMUNOLÓLOGICO: As formigas produzem uma substância bactericida que mata todo tipo de germe. CIRCULAÇÃO: Os corredores do formigueiro permitem o transporte de nutrientes e ajudam a manter a temperatura num nível mais agradável. ESTÔMAGO: Algumas operárias não digerem alimentos sólidos. As larvas recebem folhas picadas e as regurgitam como substância (...).
Almanaque Super Interessante. 2003. P. 28 – Adaptado.
As palavras que estabelecem uma ligação entre as partes do texto, mantendo o sentido da expressão “cada formiga faz um pouco do trabalho” são:
(A) avisam, produzem, permitem, digerem.
(B) fortes, inimigo, germe, transporte, substância.
(C) as soldadas, diante de, as formigas, os corredores.
(D) braços, sistema imunológico, circulação, estômago.
QUESTÃO 48
Leia o texto abaixo.
Pipoca
• 2 xícaras de milho de pipoca
• 1 colher de manteiga ou óleo
• Sal a gosto
Coloque a manteiga ou óleo numa panela grande e leve ao fogo forte. Junte o milho e mexa sem parar.
Quando o milho começar a estourar tampe a panela e abaixe o fogo para não queimar.
OBS.: Se gostar de pipoca doce faça uma calda de açúcar em ponto de fio e jogue as pipocas que já devem estar prontas. Misture bem, esfrie e sirva.
REIS, Emanoel de Carvalho. Mesa do Pimpolho. Paraná: Pimpolho, s/d.(Coleção A Turminha do Pimpolho).
Esse texto é:
(A) um classificado
(B) uma receita
(C) um bilhete
(D) uma notícia.
QUESTÃO 47
Leia o texto abaixo.
O URSO E AS ABELHAS
Um urso topou com uma árvore caída que servia de depósito de mel para um enxame de abelhas.
Começou a farejar o tronco quando uma das abelhas do enxame voltou do campo de trevos. Adivinhando o que ele queria, deu uma picada daquelas no urso e depois desapareceu no buraco do tronco.
O urso ficou louco de raiva e se pôs a arranhar o tronco com as garras na esperança de destruir a colméia. A única coisa que conseguiu foi fazer o enxame inteiro sair atrás dele.
O urso fugiu a toda velocidade e só se salvou porque mergulhou de cabeça num lago.
Fábulas de Esopo. Compilação de Russel Ash e Bernard Higton; tradução de Heloisa Jahn, São Paulo, Companhia das Letrinhas, 1994. p. 24. * Adaptado: Reforma Ortográfica.
Como o urso conseguiu se salvar do enxame de abelhas?
A) Mergulhou de cabeça num lago.
B) Fugiu do enxame a toda velocidade.
C) Arranhou o tronco da árvore.
D) Topou com um tronco no caminho.
Questão 46
Leia o texto
e fique conhecendo alguns fatos e opiniões sobre a internet.
Como distinguir fatos de
opiniões na internet - A internet oferece inúmeros recursos e oportunidades para
aprender, mas também contém uma grande quantidade de informações que pode não
ser nem útil nem confiável. Qualquer um pode publicar
comentários ou informações na internet, por isso os usuários precisam
desenvolver algumas habilidades de pensamento critico para julgar a veracidade
das informações disponíveis online.
Isso é particularmente verdadeiro para
crianças que tendem a acreditar que "se está na internet, deve ser
verdade". Tradicionalmente, os recursos impressos sempre tiveram seus
meios de proteção—como editores, revisores ou verificadores de fatos — para
eliminar erros, mentiras e informações pouco precisas. Entretanto, em muitos
casos, a internet não possui esses meios de proteção para verificar a validade
das informações publicadas online.
É importante saber como a internet
funciona e que qualquer um pode criar um site na Web,
sem que ninguém lhe pergunte nada. Além disso, crie o hábito de verificar,
questionar e confirmar o que encontra online.
Dicas para ajudar a identificar
informações falsas
■ É importante aprender desde cedo
a distinguir fatos de opiniões, bem como a reconhecer informações tendenciosas,
persuasivas ou preconceituosas.
■
Crie o hábito de confrontar as informações online com outras fontes. Para isso, consulte outros sites da Web ou mídias — como jornais, revistas e livros, para
verificar as informações.
■ Utilize várias fontes de
informação e não apenas a internet. Amplie o acesso a fontes de informações
alternativas.
■
Aprenda técnicas eficazes para encontrar informações online. Isso vai melhorar muito suas habilidades de obter informações de
qualidade. Uma maneira de conseguir isso é usando vários mecanismos de
pesquisa, em vez de apenas um.
■
Sempre faça perguntas que
auxiliam a verificar o principal objetivo de um site. Por exemplo, qual o propósito do site? Divertir? Vender? O site contém
informações de contato sobre o autor ou uma seção "Sobre nós"? O site é patrocinado por uma empresa, pessoa ou é uma discussão
pública? A internet é o melhor local para encontrar as informações que está
procurando?
Disponível em: http://www.microsoft.com/brasil/athome/security/children/kidmisinfo.mspx Publicado
em 14 dez. 2004. Acesso em: 30 jan. 2011. (Adaptação
1- Qual o gênero do texto?
a)
Notícia b) texto narrativo c)
texto informativo d) artigo
2- Qual o tema do texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________
3- De acordo com o texto:
a)
Tudo que encontramos na
internet é verdade.
b)
Os jornais e revistas, por
exemplo, sempre tiveram seus meios de
proteção—como editores, revisores ou verificadores de fatos.
c)
Os dados que temos na internet
passa antes de irem para o ar por editores para que se verifique a veracidade
dos fatos.
d)
Nda
4- No trecho: “Crie o hábito de confrontar
as informações online com
outras fontes.” O termo em destaque pode ser substituído por:
a)
Afrontar
b)
Lutar
c)
Conferir
d)
Identificar
5- Na frase: “A internet oferece
inúmeros recursos e oportunidades para aprender.” Quem é o sujeito da frase?
a)
Inúmeros recursos
b)
A internet
c)
oferece inúmeros recursos e
oportunidades para aprender.
d)
Oportunidades para aprender
6- Na frase abaixo:
A
internet oferece inúmeros recursos e oportunidades para aprender, mas
também contém uma grande quantidade de informações que pode não ser nem útil
nem confiável.
A conjunção em destaque:
a)
Transmite uma ideia de
oposição.
b)
Transmite uma ideia de
explicação.
c)
Transmite uma ideia de
alternância.
d)
Transmite uma ideia de
conclusão.
7-
No trecho: “Amplie o
acesso a fontes de informações alternativas.”, um antônimo para a palavra em
destaque é:
a)
Aumentar
b)
Alargar
c)
Diminuir
d)
Reduzir
e)
As alternativas c e d estão
corretas.
Questão 45
(SAEPE).
Leia o texto abaixo.
MORADA DO INVENTOR
A
professora pedia e a gente levava, achando loucura ou monte de lixo: latas
vazias de bebidas, caixas de fósforo, pedaços de papel de embrulho, fitas, brinquedos
quebrados, xícaras sem asa, recortes e bichos, pessoas, luas e estrelas, revistas
e jornais lidos, retalhos de tecido, rendas, linhas, penas de aves, cascas de
ovo, pedaços de madeira, de ferro ou de plástico.
Um dia, a
professora deu a partida, e transformamos, colamos e colorimos.
E surgiram
bonecos (...), bichos (..) e coisas malucas (...)
E a escola
virou morada do inventor.
Elias
José. Nova Escola, junho 2000, n. 133.
No trecho “Um dia, a professora deu
a partida, e transformamos, colamos e colorimos.”, a expressão em
destaque significa
A)
saiu do local.
B)
quebrou um objeto.
C)
ligou o carro.
D) iniciou a atividade.
Questão 44
(SAEPE).
Leia o texto abaixo.
Tal mãe, tal filha
Minha
mãe diz que trovejo,
solto
ventos e relâmpagos.
Despenco
tempestades
por
uma coisinha de nada,
por
uma besteirinha qualquer.
Quando
ela entra numa guerra,
numa
tempestade em copo d’água,
com
todo o seu lado de fera,
fico
com vontade de perguntar:
Pra
quem será que eu puxei?
JOSÉ,
Elias. Cantigas de adolescer. ed. Atual, 1992. p. 24.
No trecho “Quando ela entra
numa guerra,” o pronome ela se refere à
A)
filha.
B)
guerra.
C) mãe.
D)
tempestade.
Questão 43
(PAEBES). Leia o texto abaixo.
ELA É SUPER
Conheça as
habilidades da onça-pintada e saiba mais sobre esse felino.
Capaz de se
disfarçar na mata, andar com leveza, escalar árvores altas e atravessar rios, a
onça parece ter os poderes de invisibilidade de um guerreiro ninja. Ela usa
todas essas habilidades para caçar e se proteger. Costuma ser mais ativa quando
o sol se põe e pode caçar à noite, pois enxerga bem no escuro e tem audição e
olfato aguçados.
Como tem
pernas curtas, ela não corre. Se esconde, segue a presa sem ser percebida e ataca
saltando de um galho ou do meio da mata de repente, com uma mordida mais forte
do que a de felinos maiores.
Revista
Recreio. São Paulo: Abril, n.487, p.20, 9
de jul. 2009. Fragmento.
De acordo com esse texto, a
onça-pintada usa suas habilidades para
A) aguçar o olfato.
B) caçar e se proteger.
C) enxergar no escuro.
D) ficar invisível.
Questão 42
FEIRA DO LIVRO DE RIBEIRÃO PRETO É A MAIOR
DO ESTADO
A 5º Feira Nacional do Livro de Ribeirão
Preto, que começa hoje e vai até o dia 18, deverá reunir cerca de 300
escritores no centro do município do interior paulista. O evento é um dos
maiores do País e a meta da organização é repetir os números de 2004: cerca de
290 mil visitantes e venda de 342 mil livros. Como neste ano São Paulo não teve
a sua Bienal Internacional, a feira de Ribeirão Preto, uma das maiores do mundo
a céu aberto, torna-se a maior do Estado. Um dos destaques deste ano é a
presença da escritora Nélida Piñon, a primeira brasileira a ganhar o Prêmio
Príncipe das Astúrias das Letras. Ela estará no Salão de Ideias no domingo, dia
11, às 19 horas, no Anfiteatro da Biblioteca Padre Euclides.
A feira começa oficialmente
hoje, às 19 horas, e estará aberta nos demais dias das 9 às 21 horas, nas
Praças XV de Novembro e Carlos Gomes. A patrona deste ano é Lucília Junqueira
de Almeida Prado e as homenagens serão para o Estado de Pernambuco e para a
Espanha. A escritora Clarice Lispector, que completaria 85 anos de nascimento
este ano, também será homenageada.
HENRIQUE,
Brás. Feira do Livro de Ribeirão Preto é a maior do Estado, O Estado de S.
Paulo, São Paulo, 9 set. 2005. Caderno 2, p. D4.
1. O patrono da 5a Feira
Nacional do Livro de Ribeirão Preto é
(A) Clarice Lispector.
(B) Carlos Gomes.
(C) Lucília Junqueira de Almeida Prado. (D) Padre Euclides.
2. No trecho “o evento é um dos maiores do País”, o termo
destacado refere-se
(A) à Bienal
Internacional do Livro de São Paulo.
(B) à 5a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.
(C) ao Estado de Pernambuco e à Espanha.
(D) ao Prêmio Príncipe das Astúrias das Letras.
3. A notícia jornalística apresenta as informações na seguinte
ordem:
(A) a 5a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto começa hoje;
a meta da organização é repetir os números de 2004; serão homenageados o Estado
de Pernambuco e a Espanha.
(B) a 5a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto começa hoje; serão
homenageados o Estado de Pernambuco e a Espanha; a meta da organização é
repetir os números de 2004.
(C) a meta da organização é repetir os números de 2004; a 5a
Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto começa hoje; serão homenageados o
Estado de Pernambuco e a Espanha.
(D) a meta da organização é repetir os números de 2004; serão
homenageados o Estado de Pernambuco e a Espanha; a 5a Feira Nacional do Livro
de Ribeirão Preto começa hoje.
21. Das alternativas abaixo aquela que indica uma opinião é
(A) “a feira começa
oficialmente hoje, às 19 horas”.
(B) “A 5a Feira deverá reunir cerca de 300 escritores”.
(C) “a 5a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto vai até o
dia 18”.
(D) “Nélida Piñon estará no Salão de Ideias no domingo”.
Questão 41
Leia a reportagem abaixo e
responda a questão:
Diretor de musicais critica
‘espetaculozinhos oportunistas’
O
teatro infantil não é dividido em megaproduções com personagens de TV e
pequenas peças ligadas a clássicos de Literatura. Boa fatia é abocanhada por
grandes musicais. Amanhã, estréia do show “Hi-5”, entra em cartaz “Mágico de
Oz”.
É o
mesmo lançado em 2003 e visto por 1,5 milhão. Billy Bond, diretor deste musical
e de outros bem-sucedidos (“Les Misérables”, “A Bela e a Fera”) não quer se
misturar a “espetaculozinhos oportunistas baseados em sucessos da TV”. “Não é
um bonequinho da moda, é um clássico que passa mensagem e não só proporciona ao
público um momentozinho”, dispara.
A
psicóloga e colunista da Folha Rosely
Sayão diz que, se os pais tiverem de optar entre um show da TV ou um clássico,
o segundo é melhor. “Mas shows ligados à TV também podem ser bons porque a
criança sabe o enredo e se liga na apresentação. O importante é criar o hábito
de ir ao teatro” (LM)
Fonte:
Folha de São Paulo. 4 de julho de 2008, E1
1. “É o mesmo lançado em 2003 e visto por 1,5
milhão”. A expressão destacada refere-se a:
a) Show Hi-5.
b) Mágico de Oz.
c) Show de TV.
d) Teatro infantil.
Questão 40
O reformador do mundo
Américo
Pisca- Pisca tinha o hábito de pôr defeito em todas as coisas. O mundo, para
ele estava errado e a Natureza só fazia asneiras.
Asneiras, Américo?
Pois
então? ... Aqui mesmo neste pomar, tens prova disso. Ali está uma jabuticabeira
enorme sustentando frutas pequeninas, e, lá adiante uma colossal abóbora presa
ao caule duma planta rasteira.
Não
era lógico que fosse justamente ao contrário? Se as coisas tivessem de ser reorganizadas
por mim, eu trocaria as bolas passando as jabuticabeiras para a aboboreira e as
abóboras para as jabuticabeiras. Não acha que tenho razão?
Assim
discorrendo, Américo provou que tudo estava errado e que só ele era capaz de
dispor, com inteligência, o mundo.
Mas
o melhor concluiu é não pensar nisto e tirar uma soneca à sombra destas
árvores, não achas?
E
Pisca- Pisca, pisca- piscando que não acabava mais, estirou-se de papo acima à
sombra da jabuticabeira.
Dormiu.
Dormiu e sonhou. Sonhou com o mundo novo reformado inteirinho pelas suas mãos.
Uma beleza!
De
repente, no melhor da festa, plaft! uma jabuticaba que cai e lhe esborracha o
nariz.
Américo
desperta de um pulo; medita sobre o caso e reconhece, afinal, que o mundo não é
tão malfeito assim.
E segue para casa, refletindo:
Que
espiga! Pois não é que se o mundo fosse arrumado por mim a primeira vítima
teria sido eu?
Monteiro
Lobato
1. No trecho “... Aqui mesmo
neste pomar, tens prova disso. ” A
palavra em destaque refere-se:
a) Ao mundo que para ele estava
errado e a natureza só fazia asneira.
b) A Américo Pisca- Pisca.
c) Aqui mesmo neste pomar.
d) Ao hábito de pôr defeito em
todas as coisas.
2. Na frase: “Sonhou com o mundo
novo reformado inteirinho pelas suas
mãos.
Uma beleza!”, o termo em
destaque refere-se às mãos:
a) Do Mundo.
b) Do Pisca-pisca.
c) Das jabuticabeiras.
d) Da Natureza.
Questão 39
A hora certa de aprender
10:00 – E moleza para os mais
velhos
Priscila
Razon, de 15 anos, começa a se espreguiçar. Ela estuda na mesma escola de
Larissa, mas suas aulas são à tarde. Só no meio da manhã o cérebro da jovem dá
os comandos para o corpo pular da cama. Outros hormônios dessa fase do
crescimento fazem com que seu relógio biológico se atrase em algumas horas. Por
isso, o dia está apenas começando para ela.
Fonte:
Revista Nova Escola. Vol. 4. Edição
Especial. p.18
1. No
trecho “o dia está apenas começando para ela”.
A palavra em negrito se refere a:
a) Escola.
b) Priscila.
c) Larissa.
d) Horas.
Questão 38
Leia o texto:
Descuido
com a natureza
Os efeitos da
poluição e destruição da natureza são desastrosos: se um rio é contaminado, a
população inteira sofre as consequências. A poluição está prejudicando os rios,
mares e lagos; em poucos anos, um rio sujeito a poluição poderá estar
completamente morto. Para despoluir um rio gasta-se muito dinheiro, tempo e o
pior: mais uma enorme quantidade de água.
Os mananciais também estão em constante ameaça, pois acabam recebendo a
sujeira das cidades, levada pela enxurrada junto com outros detritos.
Fonte:
Adaptação: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/aguanaboca/index.htm
1. O tema tratado no texto é:
a) Poluição da água.
b) Poluição da natureza.
c) Conservação da água.
Questão 37
Papel congelado
Material:
• Congelador ou local ao ar
livre, em dia de temperatura muito baixa
• Papel pesado (espesso)
• Aquarelas ou anilinas
coloridas e pincel
• Água
• Vasilha rasa
• Assadeira sem bordas
Experiência artística:
1. Mergulhe o papel em uma
vasilha rasa com água até que esteja totalmente molhado.
2. Coloque o papel molhado sobre
uma assadeira.
3. Coloque a assadeira e o papel
no congelador, ou fora dele, para congelar.
4. Quando congelado, remova o
papel do congelador e pinte sobre o papel antes que ele descongele.
Variações:
Congele
diferentes tipos de papel para pintar – papel toalha, filtro de café, papel
cartão, papel sulfite, etc.
Desenhe com giz sobre o papel
congelado.
Pinte com guache sobre o papel
congelado.
Fonte:
KOHL, MaryAnn F. Descobrindo a ciência pela arte: propostas de experiências.
Porto Alegre: Artmed, 2003. p.23.
1. No texto a palavra variações indica:
a) Os produtos que devem ser
utilizados para fazer a experiência.
b) Como fazer o papel congelado.
c) Outras possibilidades de se
realizar a experiência.
d) O resultado obtido com a
realização da experiência.
2. No ditado popular “Não deixe
para amanhã o que você pode fazer hoje”, as palavras destacadas
significam:
a) Parte do dia antes do almoço e
neste.
b) Depois e agora.
c) Parte do dia antes do almoço e
agora.
d) Um dia após hoje e neste
momento.
Questão 36
- Leia o texto:
O pulo
A Onça encontrou o Gato e
pediu:
— Amigo Gato, você me
ensina a pular?
O Gato ficou muito
desconfiado, mas concordou.
Nas últimas aulas, a Onça
pulava com rapidez e agilidade, parecia um gato gigante.
— Você é um professor
maravilhoso, amigo Gato!
Dizia a Onça, agradando (...).
Fonte:
Francisco Marques. Contos e lendas populares.
Neste texto, quem disse
que a onça “parecia um gato gigante” foi o:
A) Professor.
B) Gato.
C) Leitor.
D) Narrador.
Questão 35
Leia o texto abaixo.
Texto do caipira
O caipira andava ao longo da estrada seguido de dez cavalos.
Nisso, veio um automóvel e o motorista gritou para o caipira:
– Você tem dez. Mas eu tenho duzentos e cinqüenta cavalos! –
E – vrruuum! – saiu em disparada!
O caipira continuou seu passo. E lá na frente estava o carro
virado dentro do rio, ao lado da ponte. Aí, o caipira falou pro motorista:
– Oi, cumpadre! Dando água pra tropa, é?
Que palavra do texto indica o modo de falar de uma pessoa que
mora no meio rural?
(A) Cumpadre.
(B) Disparada.
(C) Passo.
(D) Tropa.
Questão 34
- Leia o
texto:
CONTOS
POPULARES
(Conto de
João Anzanello Carrascoza)
Todos
os anos eles se reuniam na floresta, à beira de um rio, para ver a quantas
andava a sua fama. Eram criaturas fantásticas e cada uma vinha de um canto do
Brasil. O Saci-Pererê chegou primeiro. Moleque pretinho, de uma perna só,
barrete vermelho na cabeça, veio manquitolando, sentou-se numa pedra e acendeu
seu cachimbo. Logo apontou no céu a Serpente emplumada e aterrizou aos seus
pés. Do meio das folhagens, saltou o Lobisomem, a cara toda peluda, os dentes
afiados, enormes. Não tardou, o tropel de um cavalo anunciou o Negrinho do
Pastoreio montado em pelo no seu baio. – Só falta o Boto – disse o Saci,
impaciente.
–
Se tivesse alguma moça aqui, ele já teria chegado para seduzi-la – comentou a
serpente Emplumada.
–
Também acho – concordou o Lobisomem. – Só que eu já a teria apavorado.
Ouviram
nesse instante um rumor à margem do rio. Era o boto saindo das águas na forma
de um belo rapaz.
Fonte:
Contos populares para crianças da América Latina
O segmento que indica uma opinião é.
(A) “Do meio das folhagens, saltou o
Lobisomem,...” (linha 8)
(B) “Ouviram nesse instante um rumor à
margem do rio.” (linha14)
(C) “Se tivesse alguma moça aqui, ele já
teria chegado para seduzi-la...” (linha12)
(D) “Todos
os anos eles se reuniam na floresta.” (linha1)
Questão 33
- (SAERS).
Leia o texto abaixo.
Água por todo lado
Desvende
os segredos das ilhas e entenda por que elas são tão diferentes
Água à vista
Existem
ilhas em oceanos, rios e lagos do mundo todo. E nem todas se formaram do mesmo
jeito. Elas podem surgir quando a água sobe ao redor de montanhas, quando a correnteza
junta uma grande quantidade de areia e pedra num local ou a partir da lava expelida
por vulcões submarinos.
Muitas diferenças
Cada ilha
tem sua paisagem. Em muitas há plantas, rios e animais. Outras são como desertos.
Algumas têm vilas ou imensas cidades. Mesmo as que são formadas só por pedras,
têm importância na natureza, pois são pontos de descanso para animais e, sob a água,
abrigam peixes e outros bichos.
Faça a sua
Em Dubai,
nos Emirados Árabes, existem ilhas artificiais feitas de areia onde há casas e
hotéis. Essa ideia não é nova. Povos que vivem no Peru fazem ilhas desde o ano
1200.
Eles
empilham folhas e galhos de uma planta e constroem casas sobre essas ilhas,
usando fibras da mesma planta.
Cuidado importante
Numa ilha,
os elementos da natureza estão em
equilíbrio. Isso garante a
sobrevivência de vegetais, plantas, aves, répteis, mamíferos e outros seres que
estão ali. A chegada de lixo, plantas ou bichos de outros locais pode levar
muitas espécies animais e vegetais à morte e até mesmo à extinção. [...]
Recreio,
ano
9, n. 436. p. 12.
No trecho “... pois são pontos
de descanso para animais... ” (ℓ. 9), a palavra destacada expressa uma ideia de
A)
adição.
B)
comparação.
C)
conclusão.
D) explicação.
Questão 32
(SAERJ). Leia o texto abaixo e responda:
Desejo de genro
Sogrinha,
eu gostaria muito que a senhora fosse uma estrela.
—
Quanta gentileza, genrinho. Mas por que você fala assim?
—
Porque a estrela mais próxima está a milhões e milhões de quilômetros da Terra.
Calendário 2008 – Ed.
Boa Nova Com. Livros Religiosos Ltda. - EPP
O
que dá um tom divertido a esse texto?
(A) O genro
comparar a distância das estrelas à distância que quer ter da sogra.
(B) O genro
chamar a sua sogra de “sogrinha” e querer que ela fosse uma estrela.
(C) A
gentileza do genro com a sua “sogrinha”, coisa rara de acontecer.
(D)
A existência de estrelas a milhões de quilômetros do planeta Terra
Questão 31
1- (PM-CAMAÇARI). Leia os textos abaixo:
Texto 1:
O
ladrão e o cão de casa
Querendo um ladrão entrar em uma casa de noite para
roubar, achou à porta um cão, que com latidos a impedia. O cauteloso ladrão,
para acalmá-lo, lhe lançou um pedaço de pão. Mas o cão disse: — Bem entendo que
me dás este pão para que cale, e te deixe roubar a casa, não por amor que me
tenhas: porém já que o dono da casa me sustenta toda a vida. Não deixarei de
latir, se não for embora, até que ele acorde, e te venha surrar. Não quero que
este bocado de pão que me custe morrer de fome toda a minha vida.
Moral: sempre terá amanhã, aquele que valoriza o que tem hoje.
Texto 2:
QUADRILHA DE ROUBO DE
CASAS É PRESA EM FLAGRANTE EM SÃO
PAULO
Grupo foi preso após
roubar duas residências e tentar invadir uma terceira; seis pessoas foram
presas
04 de maio de 2009 /
11h17m
Solange Spigliatti –
Central de Notícias
Seis
pessoas foram presas na manhã desta segunda-feira, 4, após dois assaltos em
residências na região de Vila Matilde, na zona leste de São Paulo. Foram
apreendidas três armas de fogo, além de recuperados todos os materiais
roubados. Segundo a Polícia Militar, cinco ladrões roubaram uma residência e na
fuga teriam atirado no pé do filho do dono da casa, um garoto de 16 anos.
Na
sequência, roubaram outra casa no mesmo bairro. Os policiais militares conseguiram
interceptar em uma terceira residência, local onde estavam os produtos do
roubo. Foi presa uma mulher nesse local.
Os
dois textos falam sobre assalto, mas somente no segundo a linguagem é
A) realista
B) fictícia.
C) literária.
D) ilusória.
Questão 30
Leia o texto abaixo.
Folha de São Paulo, São Paulo, 18 fev. 2003.
A fala do primeiro quadrinho “VOCÊ É UM INSOLENTE!”, no primeiro quadrinho, demonstra que o personagem está
(A) irritado.
(B) preocupado.
(C) desconfiado.
(D) entusiasmado.
Questão 29
(SIMAVE). Leia o texto abaixo.
O menor jornal
A jornalista Dolores Nunes é a responsável pelo menor jornal do mundo. No dia 23, o micro jornal Vossa Senhoria, da cidade de Divinópolis (MG), recebeu o certificado do livro dos recordes, atestando que o seu jornal, com apenas 3,5 centímetros de altura e 2,5 centímetros de largura, é o menor jornal do mundo. O jornal tem 16 páginas mensais, tiragem de 5 mil exemplares e aborda diversos assuntos da atualidade.
O que significa atestando?
A) Afirmando por escrito.
B) Dando uma notícia.
C) Fazendo um teste.
D) Lendo com atenção.
Questão 28
Leia o texto abaixo.
Pássaros
Os poemas são pássaros que chegam
Não se sabe de onde e pousam
No livro que lês
Quando fechas o livro, eles alçam voo
Como de um alçapão.
Que palavra no 4º verso, substitui pássaros no poema de Quintana?
A) Voo.
B) Livro.
C) Alçapão.
D) Eles.
Questão 27
(SIMAVE). Leia o texto abaixo.
Pulgas
As pulgas são insetos que, para se alimentar, sugam o sangue quente dos vertebrados. Sua picada provoca coceira.
Há, muitas espécies de pulgas: “pulga do homem”, pulga do rato”, “pulga do cão” e “ bicho de pé”. Isso não quer dizer que a pulga de rato só ataque ratos, pois quaisquer das espécies infestam outros animais e também o homem.
No trecho” ... pois quaisquer das espécies infestam outros animais e também o homem.”, a palavra grifada significa:
(A) pulam
(B) inflamam
(C) atacam
(D) assustam
Questão 26
(SPAECE). Leia o texto abaixo responda:
Disponível em: . Acesso em: 5 jun. 2010.
Nesse texto, a expressão “cabeça oca” quer dizer
A) complicada.
B) fácil de influenciar.
C) pensa pouco.
D) teimosa.
Leia o texto abaixo que pertence ao “Manual de Etiqueta: 33 dicas de como enfrentar o aquecimento global e outros desafios da atualidade”.
[21] “Ao fazer compras, leve sua própria sacola, de preferência as de pano resistente”, aconselha o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young. Com esse gesto simples, você deixará de participar da farra das sacolinhas plásticas, que entopem cada vez mais os lixões das grandes cidades.
O conselho dado por Ricardo Young pretende:
A) Contribuir para a preservação das sacolas plásticas.
B) Evitar desperdício das sacolas plásticas.
C) Vender mais sacolas de pano.
D) Evitar entupimento dos bueiros.
Questão 24
Na história, a mulher passa a perseguir o lobisomem. Isto aconteceu por que:
A) o lobisomem não queria mais perseguir a mulher.
B) o lobisomem se transformou num homem.
C) a mulher não tem medo de lobisomem.
D) a mulher gosta de perseguir lobisomem.
Questão 23
(SAERJ). Leia o texto abaixo.
Nesse texto, a flor expressa um:
(A) palavrão
(B) abuso.
(C) enfeite
(D) elogio.
Questão 22
Leia o
texto com atenção:
“Pé de
chocolate”
Já pensou que legal se chocolate nascesse em
árvore? E é quase isso que acontece. O doce não nasce, mas só existe por causa
do cacau, uma fruta que gosta de lugares quentes e úmidos e é típica das
Américas Central e do Sul.
O cacaueiro tem uns 5 metros de altura e costuma
viver até 100 anos. Essa árvore é muito cultivada na Bahia e na Amazônia.
Geralmente é plantada no meio de outras árvores, pois não gosta de Sol forte
nem vento.
O curioso é que o chocolate é feito com as sementes
do cacau. A polpa, que é doce, pode ser usada em sucos, geleias e sorvetes.
Quem teve a ideia de fazer chocolate foram os
astecas, um povo que habitava a América Central antes da chegada de Colombo.
Eles faziam uma bebida com as sementes do cacau, que chamavam de chocoalt e
que levava pimenta.
Quando chegou à Europa, a receita ganhou açúcar e
ficou mais parecida com a delícia que conhecemos hoje.
(Fonte:
Revista Recreio, p.107 – 28/03/2002)
a) O
assunto tratado no texto, diz respeito a:
( ) Porque as pessoas comem chocolate.
( ) De onde vem o chocolate.
( ) Onde vende-se chocolate.
( ) Porque o chocolate é gostoso.
Turma da Mônica na Bienal
A Bienal do Livro de São
Paulo, realizada em abril, ficou superlotada de adultos e crianças que
contaram, mais uma vez, com as novidades da Turma da Mônica e a presença de
Maurício de Sousa, que autografou seus livros.
Maurício de Sousa e a
Turma da Mônica distribuíram autógrafos para todos os fãs amorosos que
visitaram a Bienal do Livro à tarde. As crianças e adultos aguardavam a sua vez
para ganhar um autógrafo do criador da Turma da Mônica, que dava atenção
especial para cada fã. E a Turma da Mônica fez o maior sucesso no estande da
Editora Globo, pois a Mônica, o Cebolinha, o Cascão
e a Magali tiraram fotos e conversaram com as crianças.
(Maurício
e Turma da Mônica brilham na Bienal. Revista Parque da Mônica, São Paulo,
n.137)
No trecho: "ficou superlotada de adultos e crianças..." o termo em destaque pode ser substituído por:
a) vaziob) lotado
c) com poucas pessoas
d) nda
Leia o texto abaixo.
O espetáculo inédito do Circo Doce Mel vai iniciar:
(A) pela manhã;
(B) à noite;
(C) à tarde.
(D) de madrugada.
Questão 18
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo.
O autor desses quadrinhos pretendeu chamar a atenção para a:
(A) necessidade de preservar as árvores.
(B) poesia “Canção do exílio”, que fala da terra.
(C) vida de passarinho solitário.
(D) volta o sabiá para sua casa.
Questão 17
(SAERJ). Leia o texto abaixo.
SER BICHO DÁ TRABALHO!
Cachorros, cavalos, galinhas e muitos outros animais são criados no mundo inteiro.
Mas, dependendo do lugar, as pessoas domesticam alguns bichos bem diferentes.
Em países como a Índia, por exemplo, o melhor amigo do homem não é o cachorro e sim o elefante asiático. Ele é usado para muitas coisas: montaria, puxar carroças ou carregar coisas pesadas, como troncos de árvore!
No Japão, foi inventado um jeito bem original de pescar. Alguns pescadores treinam uma ave chamada cormorão para mergulhar e voltar ao barco trazendo peixes no bico. Para evitar lanches durante o trabalho, ela sempre mergulha com uma coleira de couro apertada no pescoço. Assim, o cormorão não consegue engolir o peixe que pegou.
Revista Sesinho, ano 2, nº 23, seção Saiba Mais, p.33.
1- Cormorão é
A) uma coleira.
B) uma ave.
C) um peixe.
D) um elefante.
2- De acordo com o texto os elefantes asiáticos são utilizados para:
a) montaria, puxar carroças ou carregar coisas pesadas, como troncos de árvore!
b) para mergulhar e voltar ao barco trazendo peixes no bico.
c) para afazeres domésticos
d) para pescar.
Questão 16
(SAERS). Leia o texto abaixo.
AMARELINHA
SALTITANDO
DE UM JEITINHO DELICADO
BALANÇANDO
A TRANCINHA
DE CABELO COR DE TRIGO
E SORRISO
ILUMINADO,
A MENINA COM CUIDADO
VAI PULANDO
AMARELINHA
OLHANDO O CHÃO
RABISCADO
PARA NÃO PISAR
NA LINHA
Hardy Guedes Alcoforado Filho. Linhas e Entrelinhas.Ed.Positivo.
De acordo com o texto, a menina está
A) colhendo trigo.
B) fazendo trancinha.
C) pulando amarelinha.
D) rabiscando o chão.
Questão 15
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo.
A bicicleta pode ser paga em:
(A) três vezes.
(B) seis vezes.
(C) dezoito vezes.
(D) vinte e seis vezes.
(B) seis vezes.
(C) dezoito vezes.
(D) vinte e seis vezes.
Questão 14
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo.
Bula de remédio
VITAMINA
COMPRIMIDOS
embalagens com 50 comprimidos
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
O Produto, quando conservado em locais frescos e bem ventilados, tem validade de 12 meses.
É conveniente que o médico seja avisado de qualquer efeito colateral.
INDICAÇÕES
No tratamento das anemias.
CONTRA-INDICAÇÕES
Não deve ser tomado durante a gravidez.
EFEITOS COLATERAIS
Pode causar vômito e tontura em pacientes sensíveis ao ácido fólico da fórmula.
POSOLOGIA
Adultos: um comprimido duas vezes ao dia. Crianças: um comprimido uma vez ao dia.
LABORATÓRIO INFARMA S.A.
Responsável - Dr. R. Dias Fonseca
CÓCCO, Maria Fernandes; HAILER, Marco Antônio. Alp Novo: análise, linguagem e pensamento. São Paulo:FTD, 1999.v.2.p.184.
No texto, a palavra COMPOSIÇÃO indica:
(A) as situações contra-indicadas do remédio.
(B) as vitaminas que fazem falta ao homem.
(C) os elementos que formam o remédio.
(D) os produtos que causam anemias.
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo.
O disfarce dos bichos
Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso aconteceu é porque o graveto era um inseto conhecido como “bicho-pau”. Ele é tão parecido com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto.
Existem lagartas que se parecem com raminhos de plantas. E há grilos que imitam folhas. Muitos animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que estão. Eles fazem isso para se defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimento. Esses truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação.
O cientista inglês Henry Walter Bates foi quem descobriu o mimetismo. Ele passou 11 anos na selva amazônica estudando os animais.
MAVIAEL MONTEIRO, José. Bichos que usam disfarces para defesa. FOLHINHA, 6 NOV. 1993.
O bicho-pau se parece com:
(A) florzinha seca.
(B) folhinha verde.
(C) galinho seco.
(D) raminho de planta.
Questão 12
Leia
o texto abaixo e responda às questões seguintes:
1) O canário, o gato e o
cuco
O
gato passou na casa do canário.
_ O
canário está? O cuco do relógio foi logo avisando:
_ Cuco! Sete horas... O canário foi tomar
café.
_
Tudo bem, cuco. Eu passo mais tarde.
O
gato deu um passeio pela cidade e voltou.
_ O
canário chegou?
_
Cuco, cuco... Onze e meia _ O cuco do relógio bateu.
_ O
canário saiu para almoçar...
a) O que o
gato fez quando ficou sabendo que o canário foi tomar café:
( ) Deu um passeio pela cidade. ( ) Foi logo avisando as horas.
( ) Passou na casa do canário. ( ) Saiu para almoçar.
QUESTÃO 11
“Animal
não é brinquedo sente fome, frio e medo”. No meio desta
frase há uma sinal de pontuação. Assinale qual é esse sinal de pontuação e para
que serve:
( ) O ponto de interrogação e é utilizado para interrogar, perguntar.
( ) O ponto de exclamação é utilizado para exclamar.
( ) O ponto final, é utilizado para terminar a ideia ou discurso e indicar o final de um período.
( ) A vírgula usada para separar elementos listados.
( ) O ponto de exclamação é utilizado para exclamar.
( ) O ponto final, é utilizado para terminar a ideia ou discurso e indicar o final de um período.
( ) A vírgula usada para separar elementos listados.
QUESTÃO 10
1.
Observe a imagem e
responda as questões.
a)
Esta imagem apresenta um anúncio publicitário. Qual a
finalidade deste texto?
( ) Divulgar as novas cores de sacos de lixo.
( ) Promover uma ideia.
( ) Avisar sobre os dias de coleta de lixo.
( ) anunciar uma nova campanha.
01.
Observe a imagem e responda as questões.
a) Esta
imagem apresenta um anúncio publicitário. Qual a finalidade deste texto?
( ) facilitar o encaminhamento de crianças
para a escola..
( ) valorizar o uso de livros pelas crianças.
( ) avisar sobre o dia de uma campanha.
( ) divulgar um personagem das histórias em
quadrinhos.
QUESTÃO 08
O gato, o
galo e o ratinho
Esopo
Um ratinho
vivia num buraco com sua mãe, depois de sair sozinho pela primeira vez, contou
a ela:
– Mãe, você
não imagina os bichos estranhos que encontrei! Um era bonito e delicado, tinha
um pelo muito macio e um rabo elegante, um rabo que se movia formando ondas. O
outro era um monstro horrível! No alto da cabeça e debaixo do queixo ele tinha
pedaços de carne crua, que balançavam quando ele andava. De repente, os lados
do corpo dele se sacudiram e ele deu um grito apavorante. Fiquei com tanto medo
que fugi correndo, bem na hora que ia conversar um pouco com o simpático.
– Ah, meu
filho! – respondeu a mãe – Esse seu monstro era uma ave inofensiva; o outro era
um gato feroz, que num segundo teria te devorado.
Moral: Jamais confie nas
aparências.
Disponível
em:.
Acesso em: 22
fev. 2018.
1- De
acordo com esse texto, o ratinho fugiu correndo porque:
(A)
estava sozinho. (B) ficou com medo. (C) viu um bicho com rabo. (D) encontrou bichos estranhos.
2- No texto, quem tinha o pelo macio e o rabo que fazia
ondas era:
(A) a mãe do ratinho. (B) o ratinho. (C) o gato. (D) a ave.
QUESTÃO 07
Boitatá
Dizem que é uma cobra de fogo que vive nas matas. É protetora da natureza e ataca qualquer um que queime os campos ou mate animais sem necessidade. Nos estados do Nordeste, o boitatá é conhecido também como “fogo que corre”.
Fonte: Almanaque Recreio – São Paulo: Abril. 2003- p.93.
Curupira
De acordo com a tradição popular, o Curupira é um menino índio bem cabeludo que protege os animais e as matas. Seus pés são virados para trás e por isso deixa rastros que enganam os caçadores. Quando eles pensam que ele foi em uma direção, na verdade foi na direção oposta.
Fonte: Almanaque Recreio – São Paulo: Abril. 2003- p.93.
1- Os dois textos descrevem:
A) animais que existem nas florestas brasileiras.
B) Pessoas que protegem as florestas.
C) Lendas e mitos brasileiros.
D) Povos que habitam a floresta.
2- As palavras que estão grifadas são:
(A) Adjetivos
(B) Substantivos
(C) Artigos
(D) Preposições
QUESTÃO 06
Leia o texto abaixo.
EU
Eu não era nova nem velho. Tinha a capa colorida, um pouco amassada, e uma das páginas rasgadas na parte de baixo, naquele lugar que chamam de pé de página. Vivia jogado no canto de um quarto, junto de velhos brinquedos. Todos os dias o menino entrava no quarto para brincar. O que eu mais queria era que ele me desse atenção, me segurasse, passasse minhas páginas, lesse o que tenho para contar.
Mas, que nada! Brincava naquele quarto e nem me olhava. Ficava horas e horas com os toquinhos de madeira, carrinhos, quebra-cabeças e outros brinquedos. Eu me sentida um grande inútil.
Um dia não aguentei mais: chorei tanto, mas tanto, que minhas lágrimas molharam todas as minhas páginas e o chão. Parecia que eu tinha feito xixi no quarto. Levei um tempão para secar.
Veio a noite, as páginas continuavam úmidas. Comecei a bater o queixo de frio e espirrar. Só não fiquei gripado porque fui dormir debaixo do ursinho de pelúcia.
No dia seguinte, quando os raios de sol entraram pela janela, me senti melhor, e minhas páginas secaram todas.
A minha sorte é que as letras não deslizaram pelas páginas e foram embora.
PONTES NETO, Hidebrando. Eu. Ilustrações de Mariângela Haddad – Belo Horizonte: Dimensão, 2002
O ponto de exclamação no final da frase “Mas que nada!” indica que o personagem do texto está:
A) curioso.
B) decepcionado.
C) assustado.
D) pensativo.
Os termos grifados no texto anterior dá ideia de:
(A) Causa
(B) Tempo
(C) Conclusão
(D) Oposição de ideias
QUESTÃO 05
(PROEB). Leia o texto para responder a questão abaixo:
ENTENDA MELHOR ESSE FENÔMENO
Primeiro o céu fica bem escuro e começa a chover. Aí vem um clarão bem forte, seguido de um barulho enorme. E a gente toma o maior susto! O nome desse fenômeno, poderoso e às vezes assustador, é raio. O raio nasce em nuvens grandes e escuras, que têm a parte de baixo lisa. Elas são conhecidas como cúmulos-nimbos e ficam bem altas, entre 2 e 18 quilômetros do chão. Quando estão cheias de gotículas de água e pequenos pedaços de gelo, caem grandes tempestades. Com o vento as pedrinhas de gelo batem umas nas outras. Essa agitação cria partículas de eletricidade na nuvem.
Se uma nuvem com muitas partículas elétricas negativas encontra outra com muitas partículas positivas, elas trocam essas partículas, formando uma corrente elétrica poderosa.
Também pode acontecer de se formar uma corrente elétrica entre uma nuvem e o solo. Nos dois casos, o resultado final é o raio.
(MOIÓLI, Júlia. Revista Recreio n.411. Janeiro/2008)
A opinião do autor a respeito dos raios é que
A) nascem em grandes nuvens escuras.
B) são fenômenos poderosos e assustadores.
C) são formados por corrente elétrica.
D) surgem num clarão seguido de um barulho.
QUESTÃO 04
Leia o texto abaixo e responda a questão.
Domingão
Domingo, eu passei o dia todo de bode. Mas, no começo da noite, melhorei e resolvei bater um fio para o Zeca.
— E ai, cara? Vamos ao cinema?
— Sei lá, Marcos. Estou meio pra baixo....
— Eu também tava, cara. Mas já estou melhor!
E lá fomos nós. O ônibus atrasou, e nós pagamos o maior mico, porque, quando chegamos, o filme já tinha começado. Teve até um mane que perguntou se a gente tinha chegado para a próxima sessão.
Saímos de lá, comentando:
— Que filme massa!
— Maneiro mesmo!
Mas já era tarde, e nem deu para contar os últimos babados pro Zeca. Afinal, segunda-feira é de trampo e eu detesto queimar o filme com o patrão. Não vejo a hora de chegar de novo para eu agitar um pouco mais.
CAVÉQUIA. Márcia Paganini. In: http://ensinocomalegria.blogspot.com
Os dois personagens que conversam nesse texto são
A) adultos
B) crianças
C) idosos
D) jovens.
7- No trecho “Domingo, eu passei o dia todo de bode.” o termo grifado quer dizer:
(A) que ele passou o dia todo feliz.
(B) que ele estava com muita pressa.
(C) que ele estava vestido de bode.
(D) que ele estava triste.
8- O texto possui uma linguagem:
(A) formal
(B) informal
(C) formal-culta
(D) linguagem rebuscada.
QUESTÃO 03
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo.
A Costureira das Fadas
Depois do jantar, o príncipe levou Narizinho à casa da melhor costureira do reino. Era uma aranha de Paris, que sabia fazer vestidos lindos, lindos até não poder mais! Ela mesma tecia a fazenda, ela mesma inventava as modas.
– Dona Aranha – disse o príncipe – quero que faça para esta ilustre dama o vestido mais bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte.
Disse e retirou-se. Dona Aranha tomou da fita métrica e, ajudada por seis aranhinhas muito espertas, principiou a tomar as medidas. Depois teceu depressa, depressa, uma fazenda cor-de-rosa com estrelinhas douradas, a coisa mais linda que se possa imaginar. Teceu também peças de fita e peças de renda e de entremeio — até carretéis de linha de seda fabricou.
MONTEIRO LOBATO, José Bento. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1973.
1- O príncipe quer dar um vestido para Narizinho porque:
(A) ela deseja ter um vestido de baile.
(B) o príncipe vai se casar com Narizinho.
(C) ela deseja um vestido cor-de-rosa.
(D) o príncipe fará uma festa para Narizinho.
QUESTÃO 02
Leia o texto abaixo.
O desperdício da água
A maioria das pessoas tem o costume de desperdiçar água, mas isso tem de mudar, porque o consumo de água vem aumentando muito e está cada vez mais difícil captar água de boa qualidade. Por causa do desperdício, a água tem de ser buscada cada vez mais longe, o que encarece o processo e consome dinheiro que poderia ser investido para proporcionar a todas as pessoas condições mais dignas de higiene.
Soluções inviáveis e caras já foram cogitadas, mas estão longe de se tornar realidade. São elas: retirar o sal da água do mar, transportar geleiras para derretê-las, etc.
Fonte: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/
aguanaboca/index.htm
A frase que expressa a opinião do autor é:
A) “Por causa do desperdício, a água tem de ser buscada cada vez mais longe (...).”
B) “São elas: retirar o sal da água do mar, transportar geleiras para derretê-las, etc.”
C) “A maioria das pessoas não têm o costume de desperdiçar água (...).”
D) “A maioria das pessoas têm o costume de desperdiçar água, mas isso tem de mudar, porque o consumo de água vem aumentando muito (...).”
Ano: 4º ou 5º ano
Conteúdo: Interpretação
“Pé de chocolate”
Já pensou que legal se chocolate nascesse em
árvore? E é quase isso que acontece. O doce não nasce, mas só existe por causa
do cacau, uma fruta que gosta de lugares quentes e úmidos e é típica das
Américas Central e do Sul.
O cacaueiro tem uns 5 metros de altura e costuma
viver até 100 anos. Essa árvore é muito cultivada na Bahia e na Amazônia.
Geralmente é plantada no meio de outras árvores, pois não gosta de Sol forte
nem vento.
O curioso é que o chocolate é feito com as sementes
do cacau. A polpa, que é doce, pode ser usada em sucos, geleias e sorvetes.
Quem teve a ideia de fazer chocolate foram os
astecas, um povo que habitava a América Central antes da chegada de Colombo.
Eles faziam uma bebida com as sementes do cacau, que chamavam de chocoalt e
que levava pimenta.
Quando chegou à Europa, a receita ganhou açúcar e
ficou mais parecida com a delícia que conhecemos hoje.
(Fonte:
Revista Recreio, p.107 – 28/03/2002)
a) O assunto tratado no texto, diz respeito a:
( ) Porque
as pessoas comem chocolate.
( )
De onde vem o chocolate.
( )
Onde vende-se chocolate.
( )
Porque o chocolate é gostoso.
b) De acordo com o texto quem inventou o chocolate foi:
( ) Os astecas
( ) Colombo
( ) Os europeus
( ) No Brasil
c) O cacau é uma fruta típica:
( ) Da Europa
( ) Da África
( ) Das Américas Central e do Sul
( ) Da América do Sul somente
Banco de questões para a Prova Brasil - Português - Interpretação de texto
Reviewed by Vinicius dos Santos
on
14:33
Rating:

Conteúdo maravilhoso
ResponderExcluirAinda não li todas as questões, mas permito-me aplaudir esta bela e altruística ação que certamente será muito valiosa para alunos, professores e todos os interessados. Obrigada.
ResponderExcluirMUITO BOM OBRIGADA POR COMMPARTILHAR.
ResponderExcluir